O Fiat 500 passa a contar com uma novidade importante na linha 2014. O pequeno carismático da marca italiana recebeu o motor MultiAir Flex nas versões Sport Air e na
Cabrio Air. E,
apesar da novidade no trem de força, os preços não sofreram alterações. Partem
de R$ 49.390, R$ 53.430 e R$ 60.200, respectivamente. As configurações de
entrada Cult (manual e Dualogic) continuam sendo oferecidas, mas com motor EVO
1.4 flex de 88 cv.
Segundo a fabricante, o novo bloco recebeu um
aumento de 8% na taxa de compressão e teve diversas peças modificadas para
poder receber o novo combustível, como válvulas, velas, pistão, entre outras.
Com isso, houve otimização do consumo e das emissões de CO². Em relação à
potência, o trem de força ganhou 2 cavalos a mais (quando abastecido com
etanol). Agora o 1.4 l traz até 107 cv, disponíveis a 6.250 rpm e 13,8 kgfm a
3.850 rpm, (dados com etanol). Na prática, não se nota
diferença com a nova potência. A mudança mesmo é apenas mais uma opção na hora
de abastecer o cinquecento, que não podia ficar de fora desta tecnologia. De
acordo com gerente geral de imprensa e especialista técnico da Fiat do Brasil,
Ricardo Dilser, o câmbio automático (de seis marchas) também passou por
calibração para melhorar o estilo de guiar do brasileiro. Entre os ajustes
estão as novas funções: “kick down”, que reduz rapidamente as marchas em caso
de retomada; “brake assistant”, reduz as marchas de forma automática em freadas
bruscas; o “cornering”, que proporciona maior estabilidade em curvas; o “fast
off”, que impede a “subida” de marcha quando o condutor tira o pé rapidamente
do acelerador; e o sensor “Up-Down Slope”, para adaptação das marchas do
veículo à inclinação.
Porém, avaliando o modelo por um trecho de 40 km,
há um ponto que ainda incomoda. As trocas de marcha são feitas em altas
rotações e o ruído da força que o motor faz para trabalhar, invade a cabine e
desagrada os ocupantes. Outro detalhe que continua também é o tanquinho de
partido a frio no novo motor. Ele não foi retirado, pois, segundo Dilser, ele
foi baseado em um sistema flex já existente e para elimina-lo o custo seria
muito alto e agora não valeria o investimento. Outros destaques do hatch são: a direção elétrica, teto solar elétrico,
air bags, ESS (sinalização de frenagem de emergência), Hill Holder (sistema que
segura o carro em vias inclinadas, sem precisar do freio de mão); ESP (controle
eletrônico de estabilidade) e ASR (controle de tração). Fonte: http://www.zap.com.br
Vejam algumas fotos do famoso FIAT 500 ao longo de sua gloriosa história pelo mundo...
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