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quinta-feira, 11 de abril de 2013

Nissan Frontier Attack 2013 - Raça, força e tecnologia.


A Nissan apresentou recentemente o modelo 2013 da picape Frontier apostando em força e conteúdo. Explica-se: além de um novo pacote de equipamentos, que contempla a versão básica XE com freios ABS (antes, não era nem opcional para essa versão) e airbags de série, a picape também ganhou uma dose de ânimo extra no (já forte) motor 2.5 turbodiesel. É o consumidor que vai pagar por isso, já que os preços subiram em média R$ 6 mil. 


A gama mantém as versões presentes na linha anterior. São elas, com seus respectivos preços atuais (em negrito) e anteriores:
- Nissan Frontier XE 4x2 manual – R$ 90.990 (era R$ 85.990)
- Nissan Frontier XE 4x4 manual – R$ 98.990 (era R$ 93.990)
- Nissan Frontier SE Attack 4x2 manual – R$ 98.990 (era R$ 93.990)
- Nissan Frontier SE Attack 4x4 manual -- R$ 106.990 (era R$ 100.990)
- Nissan Frontier LE 4x4 manual – R$ 118.990 (era R$ 110.390)
- Nissan Frontier LE 4x4 automática – R$ 126.490 (era R$ 117.890)
- Nissan Frontier LE Attack 4x4 automática – R$ 128.990 (era R$ 122.490)


A Frontier nada mudou na aparência: de maneira geral, a picape preservou seu aspecto robusto. Enquanto as versões XE e LE têm visual casual, as Frontier com o sobrenome Attack baseiam-se na agressividade pura, com o uso de estribos. O interior tem os itens básicos, como trio elétrico, direção hidráulica e ar-condicionado desde a versão mais básica. Não há grandes destaques na lista de equipamentos da Frontier, sendo que os itens mais interessantes são os pneus de uso misto nas versões Attack, que melhoram muito o desempenho no fora-de-estrada, e a central multimídia das versões LE. A principal novidade do modelo 2013 está mesmo debaixo do capô. O propulsor 2.5 turbodiesel ganhou uma considerável fôlego extra. Os dois mapeamentos continuam, com as versões 4x2 recebendo o motor com uma calibragem mais mansa: antes, o propulsor dessas unidades rendia 144 cavalos de potência e 36,3 kgfm de torque. Agora, esse números são de 163 cv a 3.600 rpm de potência e 41,1 kgfm de torque aos 2.000 rpm.


Já as versões com tração 4x4 da picape (com três modos, 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida, selecionáveis por meio de um comando giratório) saltaram de 172 cv e 41,1 kgfm para 190 cv a 3.600 rpm e 45,8 kgfm a 2.000 rpm. O bom incremento em potência, sendo que o valor máximo aparece em rotação menor, e o acréscimo de torque deixaram o motor mais elástico e a picape, que já tinha boa disposição, mais esperta.


Além da potência e torque a mais, o motor ficou mais econômico. A terceira geração do propulsor de sigla YDK é, segundo a Nissan, 10% mais econômica e emite 26% menos gases, embora a marca não tenha divulgado valores exatos. A unidade de força, na verdade, é a mesma utilizada pela Nissan no continente europeu e atende às normas de emissões Proconve L6 que entram em vigor no Brasil em 2013.

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