O XK120 foi lançado em formato roadster em 1948 na London Motor Show como um testebed carro show e para o novo motor Jaguar XK. Isso causou uma sensação, que persuadiu Jaguar fundador e chefe de design Willians Lyons para colocá-lo em produção. O XK120 em seu nome se refere à sua mph 120 (193 km /h) velocidade máxima (mais rápido com o para-brisa removido), que fez o XK120 mais rápido do mundo dos carros de produção normal no momento de seu lançamento. Os primeiros 242 carros, todos roadsters construídos à mão entre o final de 1948 e início de 1950, tiveram corpos de alumínio em cinzas frames. Para atender à demanda, foi necessário para as versões de produção em massa, começando com o modelo do ano 1950, ter corpos de aço estampado. Eles mantiveram as portas de alumínio, capota e tampa removível. Com a liga de cabeça de cilindro e duplo projeto de lado, carburadores SU, a dupla overhead cam 3.4 Lstraight-6 motor XK, foi relativamente avançada para uma unidade de produção em massa da época. Com taxa de compressão 8.01 se desenvolveu o padrão 160 cv (119 kW). A versão de baixa compressão de 7.1, foram também disponibilizados para lidar com o combustível de baixa qualidade. Este mesmo projeto básico do motor XK, posteriormente alterada para as versões 3.8L e 4.2L, sobreviveu até a década de 1980.
Nenhum comentário:
Postar um comentário