A
BMW sempre fabricou carros de alta qualidade, não é atoa que a empresa é uma
das mais tradicionais e respeitadas no mundo automobilístico, o modelo
esportivo M1 chamou a atenção no final da década de 70 e no começo da década de
80, por sua desenvoltura, design moderno (ainda em comparação a épocas de hoje,
imagine então para época de sua produção) e a qualidade do motor de seis cilindros.
O
cupê M1 foi construído entre 1978 e 1981 no âmbito da divisão Motorsport
da BMW como uma homologação especial para corridas de carros. A carroceria foi
desenhada por Giugiaro. Inspirando-se em 1972 mostram carro BMW Turbo.
Originalmente, a BMW encomendou a Lamborghini para trabalhar os detalhes do
chassi do carro, montar protótipos e fabricar os veículos, mas a situação
financeira da Lamborghini dava o entender que a BMW reassumiu o controle sobre
o projeto em abril de 1978, depois de sete protótipos que foram construídos.
Apenas 456 M1s de produção foram construídos.
Apesar
de o carro nunca ter sido um grande sucesso de corrida, o M1 é lembrado como um
supercarro, refinado e civilizado, na tradição genuína BMW, com grande
movimentação e qualidade de construção estelar. Em 2004, Sports Car
International nomeou o carro número 10 na lista de melhores carros desportivos
da década de 1970.
DETALHE... O M1 foi o
primeiro e único modelo da BMW equipado com motor central, um propulsor 3.5 6L
que produzia 277 cv. Era feito artesanalmente pela BMW motorsport.
Fonte:netcarshow.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário