Com
somente 492 produzidos, o Stratos é hoje em dia muito raro, por isso conhecemos pouco sobre sua valiosíssima história, a Lancia é uma das mais tradicionais marcas do mundo, vale a pena conferir...
O Lancia Stratos HF, conhecido simplesmente como Lancia Stratos foi
um bem sucedido carro de rali durante a década de 1970 e o início da década de 1980. O carro deu início a uma nova era no
ralli, pois foi o primeiro carro projetado de propósito para este tipo da
competição.
A carroçaria foi projetada por Bertone e a
disposição técnica foi vagamente baseada num concept car chamado Stratos Zero, com um motor Lancia Fulvia V4, o qual foi
apresentado na Exposição de Automóveis de Turim de 1970. A carroçaria era em forma de cunha, e bastante curta
e larga, a qual aumentava a tração. Em 1971 a Lancia apresentou o protótipo Lancia Stratos HF.
O protótipo (chassi 1240) foi pintado em vermelho florescente
com para-brisas envolvente em
forma de crescente de modo a fornecer a máxima visibilidade dianteira e uma
visibilidade traseira quase nula (desnecessária em rally). Nos estágios
iniciais de desenvolvimento, o protótipo foi equipado com três motores
diferentes: o motor Lancia Fulvia, o motor Lancia Beta e o
motor traseiro Ferrari Dino V6 de 2,4 litros e 190 cv.
A Lancia realizou
testes extensivos com o Stratos fazendo-o competir em diversos eventos, onde os
protótipos do Grupo 5 eram permitidos, durante temporadas de 1972 e 1973. A produção de 400 carros, necessária para a homologação no Grupo 4 foi lançada em 1973 e o carro foi homologado para o Campeonato Mundial de Rally de 1974. O motor Ferrari Dino V6 foi substituído em1974, mas foram construídos 500 motores, os últimos a serem
produzidos, para a Lancia.
Para a competição,
o motor foi afinado até 280 cv tendo chegado a 560 cv com a montagem um turbo compressor kkk. As versões com
motor turbo eram apenas permitidas no grupo 5 e nessa altura, estas, não possuíam a fiabilidade que as
aspiradas tinham.
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