Hoje, se há um veículo
que tenha maior condição para rodar nas esburacadas ruas ou estradas
brasileiras, este veículo é o Hummer. Fazendo uma curiosa analogia, muitos dizem
que se ele voasse poderia facilmente cruzar o Atlântico, difícil seria achar
ruas aptas para um veículo deste tamanho na Europa! Os 2,16 metros (não
contando espelhos) de largura o tornam 16 centímetros mais largo que o já
monstruoso Ford F350 Super Duty, equivalente a nosso F250. Pesando pouco mais
de 3 toneladas, o Hummer é quase 500 quilos mais pesado que o Super Duty. Mas
seu comprimento não é muito maior que o de um Mitsubishi Pajero. Em dunas de
areia, com vistas ilimitadas e poeira em toda direção, o Hummer cai como uma
luva. Com distância livre do solo de 40 centímetros, cruza facilmente rios com
até 75 centímetros de profundidade, graças à tomada de ar para refrigeração
colocada no alto, por isso muitos o chamam de carro-anfíbio.
Conta também com uma
excelente marca de 72° para ângulo de ataque. Disponível como perua ou jipe,
este com dois ou quatro lugares e teto rígido ou de lona, o Hummer é o
"brinquedo" preferido de muitas celebridades: Silvester Stallone
comprou quatro, consta que ficou com um e o resto deu de presente, Mike Tyson também tem o seu. O motor
encarregado de movimentar a fera é um GM V8 6,5-litros turbodiesel, com 195 CV
e torque de mamute: 59,4 mkgf. O câmbio é automático de quatro marchas, com
tração integral permanente, e há freios antitravamento (ABS) mas não bolsas
infláveis.
Como o peso não é
pouco, leva cerca de 16 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Detalhe interessante
é a montagem dos discos de freio junto ao diferencial, distantes das rodas,
onde estão mais protegidos e ainda reduzem o peso não-suspenso. O Hummer não é
bem um carro confortável, embora suas dimensões internas sejam de fazer inveja
a muitas cabines de caminhão. A distância entre eixos é de 3,25 metros, mas
pouco deste espaço é dedicado aos passageiros: o console central é bem mais
largo que cada um dos bancos, lembrando o interior de um barco. Com isso, no
Hummer cabem, sem muito conforto, só quatro pessoas, bem afastadas entre si.
Quase é preciso um alto-falante para conversar.
O jipe possui
suspensão independente em todas as rodas, com um sistema de enchimento
individual de cada pneu. Se um pneu murcha, ou se deve ser esvaziado ou enchido
para melhor aderência em cada tipo de terreno, o motorista aperta um botão e o
sistema calibra o pneu rapidamente, mesmo com o carro em movimento. Outro
sistema muito útil no fora-de-estrada distribui o torque para a(s) roda(s) com
melhor aderência, utilizando os sensores do antitravamento dos freios (ABS). A
meta é superar qualquer obstáculo sem perda de tempo. É por isso que na Guerra
do Golfo os Hummers vinham presos em helicópteros, e quando estes chegavam a
dois metros do chão, os carros eram soltos com os soldados dentro, que já saiam
acelerando e atirando.
O Hummer é um sensacional carro que chama muita atenção no seu tamanho extremamente exagerado, porém é um carro muito bonito e muito útil, principalmente para amante de rally e para segurança pública, como polícia, corpo de bombeiro. O exército americano hoje em dia, substituiu o antigo (mas muito bom) Jeep Willys pelo Hummer, mas adaptado para guerras. Vamos apreciar mais este incrível carro e observar seus modelos em Tuning, como verdadeiros tanques de guerra e carros da polícia.
Forças armadas especiais
Forças armadas do exército americano
Tuning
Blindado da polícia
Estilo Rally
Estilo original
Estilo original
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