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Novo motor tem 225 cv de potência, mas pode gerar 245 cv por alguns momentos (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas) |
O Brasil já teve algumas picapes médias com motores V6, como
a pujante Chevrolet S10 com motor V6 4.3 Vortec a gasolina e
a Mitsubishi L200 3.5 V6 flex. Mas a Volkswagen Amarok é a primeira com
motor V6 turbodiesel e custa menos do que as concorrentes com motores de
quatro e cinco cilindros. O mais impressionante é que a picape é tão rápida
quanto um Renault Sandero R.S.: os dois aceleram de 0 a 100 km/h em 8
segundos, de acordo com seus respectivos fabricantes. Ranger e S10,
ambas com 200 cv, têm tempo na casa dos 10 s e a Amarok 2.0 precisa de 10,9 s.
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Picape ainda ganhou sistema de freios a disco nas quatro rodas (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas) |
Enquanto o hatch esportivo tem motor 2.0 de 150 cv e
pesa 1.161 kg a picape tem seus 2.185 kg (197 kg só de motor) movimentados pelo
V6 3.0 TDI de 225 cv e 56,1 mkgf de torque entre 1.500 e 2.500 rpm. Isso
em condições normais. Crave o pé direito no acelerador entre 50 e 120
km/h e o carro responderá, automaticamente, com a função Overboost: 20 cv e até
4 mkgf de torque extras por até 10 segundos. O câmbio automático de oito
marchas e atração 4×4 permanente 4Motion fazem o resto do serviço.
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Versão topo de linha Highline tem central multimídia com GPS integrado e exibição da câmera de ré (divulgação/Volkswagen) |
Quem mais sente a diferença desta Amarok para as demais, com motor 2.0
quatro cilindros biturbo diesel de 180 cv e 42,8 mkgf de torque, são suas
costas. Elas são jogadas contra o encosto do banco com mais força. É melhor
tomar cuidado para não se empolgar. Mas o motor V6 também faz diferença quando
se dirige menos empolgado, pois entrega sua força mais cedo e depende menos de
seu turbo de geometria variável. Respostas mais imediatas dão maior sensação de
segurança e evita atraso do acelerador.
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Nova versão custa R$ 184.990, R$ 14 mil a mais que a versão equivalente com motor 2.0 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas) |
O detalhe é que a direção hidráulica não
responde a contento. A direção é bastante pesada em manobras, porém mais leve do que o desejável em altas
velocidades. Na Europa, a Amarok V6 estreou há um ano com direção elétrica, que permite maior melhor controle da assistência da direção. Seus olhos precisarão
estar treinados para notar o que muda nesta Amarok. A versão Highline V6 se difere da
2.0 pelo retrovisor preto e pelo “V6” na grade e na tampa da caçamba. Além
disso, a V6 tem freio a disco ventilado nas quatro rodas, com discos de
332 mm de diâmetro no eixo dianteiro e 300 mm no traseiro. As Amarok mais
fracas e todas as concorrentes têm freio a tambor na traseira.
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Motor 3.0 TDI estreou no Brasil com o Audi Q7 no ano passado (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas) |
A Amarok V6 tem disposição para acelerar como nenhuma outra picape média
até então. Mas QUATRO RODAS ainda colocará isso à prova em nossaa pista de
testes. O que dá para adiantar é que levar esta Amarok para casa sai mais caro.
A Amarok Highline V6 custa a partir de R$ 184.990, ou R$ 14.000 a mais que os
R$ 170.990 cobrados pela mesma versão com motor 2.0. O pacote de equipamentos
não justifica a diferença, pois não muda. Há faróis bixenônio com luzes diurnas de leds, câmera de ré, sistema
de freios pós-colisão, controle de estabilidade, borboletas para trocas
sequenciais, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico do
diferencial, ajustes elétricos nos bancos dianteiros e central multimídia
Discover Media com Android Auto e Apple Carplay. Mas faltam chave presencial e
airbags de cortina – só tem bolsas frontais e laterais, totalizando quatro.
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Motor é identificado pelo "V6" na grade frontal (Divulgação/Volkswagen) |
O único opcional disponível é o jogo de rodas aro 19″, que substituem as
de 18″ por R$ 2.720 a mais no valor final. Olhando para as
principais concorrentes, é a picape topo de linha mais em conta. A Chevrolet S10
2.8 100 Years custa R$ 191.190, a Ford Ranger Limited 3.2 custa R$ 190.190 e a
Toyota Hilux SRX 2.8 custa R$ 193.270. Por enquanto, usar a
potência e o preço como argumentos deu certo para a Amarok. O primeiro
lote da versão V6. com 450 unidades, foi vendido na pré-venda em menos de
24h.
Fonte: quatrorodas.abril.com.br