Como há palavras para descrever uma paixão? Será que há mesmo? |
Bom, sempre existem modos e respostas para
descrever aquilo que se admira e respeita muito. Acho que a história do Fusca é
por aí, sempre alguém que ama e se apaixona pelo carro que modificou a metade
do século XX. Tive o prazer de dirigir o Fusca e de possuir um, embora não o
fosse assim, digamos um conforto geral, foi um carro que me deu saudades até
hoje, pois ele me deu uma identidade que poucos carros o faria.
Com certeza meu próximo projeto na vida, em relação
ao meu grande amor ao automobilismo, quer possuir um e poder reformá-lo, poder
repassar a saudade e a identidade única de se possuir um refrigerado a ar. Sim,
um refrigerado a ar, pois graças ao Fusca existem Brasília, Kombi e o
principal, o Porsche, um dos mais (pra
mim o mais) espetaculares carros esportivos da história. O Fusca teve na
minha vida grandes influências, como a admiração pelos carros, pela engenharia,
pela genialidade da formação de um projeto de um automóvel que atravessou
guerras, fronteiras e principalmente venceu o tempo, pois gerações de jovens de
todas as décadas desde sua invenção sempre amaram o eterno “carrinho”.
Pessoalmente não gosto de lembrar como e por quem a
Volkswagen ou o Volkswagen Fusca foi elaborado, gosto de lembrar
quem o criou tão bem, gosto do sucesso que a Volks fez no pós-guerra e nos
trouxe na outra metade do século e até hoje, criando carros como o Corrado,
Gol, o mítico Golf, Santana e o famoso motor AP e salvando outras empresas como
Bugatti, Lamborghini entre outras, e lógico a nossa eterna transporter Kombi,
sem contar com o melhor deles, nosso Fusca.
Eu vejo o Fusca como um carro que tive e nunca
esqueci e um carro que desejo pra ficar até o fim da vida, essa é a essência do
fusqueiro, essa é a paixão que
movimenta muitas gerações e move o mundo e aqui no Brasil é simplesmente
idolatrado. Essa é minha mensagem sobre esse carro, um carro que meus pais, meu
irmão e eu viajávamos quando eu era criança, sabe, algo que marcou, meu pai
teve vários outros carros, mas até hoje quando falamos de carros ele se lembra
do seu Fusca azul 1500cc de 1974 (ele faz questão de esquecer mesmo foi do
Fiat 147 a álcool, risos). Então fica minha homenagem, por esse dia 20 de
Janeiro que se passou, dia do mais lendário carro do mundo aqui no Brasil. Saudações
a todos os amantes de Fusca do Brasil e do Mundo. Do editor, Leonardo
Lima.