sábado, 19 de março de 2016

Essa é uma história mais que especial, é a história de uma amigo, com seu clássico e raro Passat Dacon 821. Vale a pena acompanhar esta nova série de postagens do Leo Super Cars, vou chamar de "Minha história com meu Carro".

O Leo Super Cars vem com uma nova série de postagens, devido a isso, podemos dizer que nosso blog ficará mais pessoal e mais, vamos assim dizer, acalorado, pois vamos falar sobre relados de pessoas sobre o amor ou experiência de vida com suas máquinas. A primeira postagem, é de um amigo de São Paulo - SP. Anselmo, sempre foi apaixonado pelo VW Passat Dacon, e com uma influência de seu pai, conseguiu com pra o seu, que é um clássico e raro Passat Dacon 821. Ele nos relada com muita paixão e fé sobre seu carro e seu trabalho. A foto ao lado é um modelo próximo que Anselmo tem. Acompanhe a bela, fervorosa e apaixonada história de Anselmo e seu Dacon e como ele transformou sua paixão pelo carro em profissão e talento. Com o seguimento, a continuidade da história, você verá o desenvolvimento do carro. Acompanhe a história narrada pelo próprio proprietário. 
Meu nome é Anselmo Ferreira da Silva, tenho 39 anos, mas todo mundo me conhece por Tell, tenho uma garagem oficina que recebe o nome de REVAN (REstaurações de Veículos ANtigos). Tenho também um canal no You Tube (TELL ANSELMO REVAN) onde posto os vídeos dos trabalhos que realizo na minha humilde garagem. Em 1989 meu pai comprou um Passat Dacon Targa, e eu com 13 anos de idade achava o carro o máximo, era vermelho com console de madeira da marca zune, teto solar Karmann Guia, rodas do Gol GT, toca fitas road star enfim, pra mim era o máximo. Muitos anos depois por volta dos anos 2000, consegui comprar meu primeiro Passat Dacon modelo 821(3 volumes) na cor prata. Ele não estava ruim de lata, mas eu queria um que tinha teto solar e a maioria dos acessórios de época. Então meu amigo Pedrock viu um Dacon perto de nossa casa. Então peguei o endereço com ele e fui atrás do carro, e conheci o senhor Algacir, que era o proprietário do carro.
Dacon tinha teto solar, console zune com os relógios do Passat TS, também era prata, com rodas modelo serrinha da Jolly, era Lindo, porem com a traseira muito ruim, corroída pela ferrugem. Conversamos e ele disse que me venderia por 2,500 reais. Anuncie o meu por 2,500 reais pra comprar o carro do senhor Algacir, e um comprador apareceu. No dia da venda, queimou a junta do cabeçote, e começou a mistura água com óleo, e o futuro comprador me ofereceu 1,600 que era o que eu havia gasto com a compra e documentação do carro, pois tive que fazer uma dupla transferência, enfim frustração total. Namorei o carro do senhor Algacir por cinco anos, até que houve a possibilidade de compra-lo, quando outra pessoa pareceu e ofereceu cinco mil reais no carro para o senhor Algacir, mas, a pessoa não ligou mais e o senhor Algacir me retornou dizendo: esse carro tem que ser seu, pois sei que você vai cuidar muito bem dele, esse carro merece um bom proprietário. Daí por diante foi alegria.
Bom, isso foi numa terça feira, e na sexta fui busca-lo, estava com o tanque furado, sem parte do escapamento, e as marchas não engatavam direito, mas eu estava muito feliz, e ida pra casa com o meu Passat Dacon, foi uma loucura! Trouxe-o pra casa, desmontei tudo e mandei pra uma oficina, que uma pessoa me indicou, querendo me ajudar, (que ajuda eu tive viu!). Os caras não arrumaram o que estava ruim, e o que estava mais ou menos eles acabaram de destruir Encheram o carro de massa, e me entregaram quatro meses depois, fora que eu tive que correr atrás de fotos pra eles fazerem à traseira de novo, pois jogaram a que estava no carro fora, e achavam que “era só colocar a de um Passat normal e tudo certo”. Trouxe o carro pra casa num sábado, e pensei, na segunda vou cortar ele e vender aos pedaços. Que tristeza eu sentia em ver o carro daquele jeito.
“fui indo e indo e indo eu fui”. (risos!).
Mas, como sou servo de DEUS, “Ele” me disse no fim de semana, faz você mesmo! E comecei a refazer o carro sem nem saber nada sobre restauração de carro, porém conhecia de mecânica. Conheci o senhor Aílton, que mora perto da minha casa. Ele veio da Bahia, e lá ele já trabalhava com funilaria, ele me deixou levar o carro para a garagem dele, me ensinou alguns truques de funilaria, e comecei a refazer o carro. (muito obrigado AiltonDEUS o abençoe!). Fui aprendendo a fazer peças de chapa, comprei uma maquina de solda sem gás, o gás estava no arame, e como dizem por ai: ( Continua na legenda da foto)
Porque não fazer? “fazê-lo ei” (risos)
O trabalho ia saindo e eu ia colocando as fotos na homepage do Passat, e o meu trabalho ia ganhando reconhecimento e o carro ia ficando a cada dia melhor. Quase já no final, preparando pra pintura, foi quando percebi que a travessa que segura o vidro traseiro, que é o vidro dianteiro esta torta, e teria que tira-la fora pra resolver o problema, então logo eu pensei: porque não fazer um targa? Comecei a mudar o modelo do carro, do modelo 821 (3 volumes) para o modelo 822 (semi - conversível targa).
(muitos me olhavam e diziam por dentro:
"esse cara é louco!")
Tomada a decisão, comecei  a moldar peças, troquei a lateral do lado passageiro inteira, a caixa de roda dianteira também foi trocada, fiz uma tampa traseira nova de chapa, pois a original dele era de fibra de vidro, e a do modelo targa tem o desenho diferente, troquei o painel traseiro, refiz os lugares pra receber as lanternas de Brasília, troquei o teto e refiz o corte do teto solar sladeaway, refiz todas as partes ruim do assoalho, troquei a folha da mala, mudei o tanque de 45 litros para 60 litros, inclusive  a travessa que segura o tanque foi refeita, fui comprando acessórios, rodas modelo Porsche da Jolly, toca fitas, etc., e comecei a ser procurado pra fazer alguns serviços. Restaurei um Voyage 1983 e estamos quase o terminando o Passat 77 do Johnny, o ex-maltratado que tem os vídeos do processo de restauração no meu canal, (TELL ANSELMO REVAN) também tem os vídeos do Dacon e um do Voyage, quando colocamos ar condicionado nele.
(TELL ANSELMO REVAN)
https://www.youtube.com/user/MrTellanselmo
Então quando encarei que iria modificar o modelo do carro, pois sempre foi um sonho ter um Passat Dacon Targa, comecei a refazer tudo, mas tudo mesmo, que por eu não ter tanta experiência até aquele momento, tinha deixado passar e me conformado. Mas pensei, já que estou fazendo um carro novo, tudo que estiver ao meu alcance farei para deixa-lo tinindo. Construí uma ferramenta pra girar a carroceria do carro, isso me ajudou muito. Foram muitos acertos e muito mais erros, mas valeu cada um dos acertos e dos erros também. Tudo que sei hoje é graças a DEUS, que me permitiu fazer isto e aprender com esse trabalho no meu carro. Nunca pensei em fazer este tipo de trabalho, mas posso dizer que amo muito que faço graças a DEUS. Meu trabalho é um hobby, ganho dinheiro com ele? Sim, mas em primeiro lugar busco um trabalho bem feito, e a satisfação do amigo que me traz o carro pra restaurar, pois tenho amigos, e depois clientes…..E o restante agente acerta.

“Eu restauro carros, mas JESUS CRISTO restaura sua vida, de uma chance há ele!
eu dei, e sou eternamente grato, pois foi graças a Ele, JESUS CRISTO, que trabalho com o que gosto, e sou muito feliz.” História verdadeira de Anselmo Ferreira da Silva. Portado por: Leonardo Lima
Visite o Canal REVAN no You Tube: https://www.youtube.com/user/MrTellanselmo