quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Fiat Uno, o compacto carrinho que fez e ainda faz história no Brasil e no mundo por mais de 30 anos, sendo ele um dos carros mais vendidos e populares do Brasil.

Um dos carros mais vendidos do mundo, inclusive no Brasil, o Fiat Uno, O compacto foi lançado em janeiro de 1983, em um evento no Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. Na Europa, o carrinho começou a ser vendido em três versões (45, 55 e 70), com algumas particularidades que também foram adotadas na versão feita no Brasil, a partir do ano seguinte: feixe de molas transversais no eixo traseiro, cinzeiro deslizante no painel, comandos do tipo “satélite” (podiam ser acionados sem tirar as mãos do volante), limpador de para-brisa único, entre outros.
Substituto do Fiat 127, o Uno se tornou o “Carro do Ano” na Itália, em 1984, quando recebeu a primeira novidade no mercado europeu, o motor Fire 1.0, de 45 cv, ainda com carburador de corpo simples. A carburação dupla veio no Uno 60, logo em seguida. Em 1985, O Uno ganha a versão Turbo i.e, na Europa, equipado com motor 1.3 de 105 cv. Nessa ,mesma época, começam a aparecer os derivados, com o sedã Duna (Prêmio no Brasil). Três anos depois, em 1988, a Fiat comemorou três milhões de unidades produzidas do Uno e mostra a segunda geração, no ano seguinte, no Salão de Frankfurt (Alemanha), com alguns detalhes que lembram o hatch médio Tipo.
Na Europa, o Uno teve a versão Selecta, equipada com câmbio CVT, no início dos anos 90. Mas durou pouco, já que, em 1995, com o lançamento do Punto no mercado europeu, o pequeno modelo da Fiat saiu de linha. Em contrapartida, no Brasil, o carro ainda estava no auge do sucesso. Embora tenha sido lançado no país em 1984, o Uno teve um grande impulso nas vendas como a versão o Mille, de 1990. Em meados dos anos 90, o Uno tinha várias versões no mercado brasileiro, desde a básica com motor 1.0 até a com apelo esportivo Turbo, que foi vendida no país entre 1994 e 1996.
Fabricado até hoje, em Betim (MG), o Uno original se chama Mille e terá que ser substituído por um novo modelo no ano que vem, por causa da obrigatoriedade do ABS e do duplo air bag em todos os carros fabricados no Brasil, a partir de 2014. A série Mille Grazie limitada marca a despedida do modelo .Porém, o nome Uno fez tanto sucesso que continua e continuará sendo usado na nova geração do compacto, vendida atualmente com motores 1.0 e 1.4. Com mais de 3,5 milhões de unidades vendidas no Brasil, o Uno ainda tem vida longa no mercado brasileiro. Confira na galeria de imagens acima, as várias faces do Uno no Brasil e na Europa.
Novo Uno 2016 versões Recentemente, com a chegada da linha 2016, a Fiat apostou no novo Uno 2016 completo nas versões reestilizadas, ou seja, todas as versões com a frete renovada saem de fábrica completas equipadas com ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas e computador de bordo. Neste caso, a versão Attractive 1.0 com 4 portas tem preço sugerido de R$ 37.340. Confira os outras versões do novo Uno. Way 1.0, Evolution 1.4, Way 1.4 e o modelo esportivo Uno Sporting 1.4. Outra novidade da linha 2016, foi o lançamento do sistema Start&Stop para a versão de acabamento Evolution 1.4 (item de série). O sistema é bem simples. O sistema desliga o motor automaticamente durante paradas. Ao pressionar o pedal da embreagem, o motor é ligado automaticamente.

Há ainda, a versão básica do novo Uno 2016 Vivace 1.0. Com opção de carroceria de duas e quatro portas o modelo de entrada tem preço a partir de R$ 29.220. Por se tratar de uma versão básica, a Fiat optou em manter o visual antigo que foi usado até 2014, quando os outros modelos acima ganharam a parte frontal reestilizada e acabamento interno de melhor qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário