sexta-feira, 27 de maio de 2016

Conheça o Citroën SM, um raro e muito bom carro francês pouco conhecido por muitos e famoso por outros. Veja o SM de 1970 a 1975, o tempo que durou sua fabricação.

O Citroën SM é um modelo coupé de alto desempenho produzido pela famosa fabricante francesa entre 1970 e 1975. O SM Foi o terceiro colocado no concurso de Carro Europeu do Ano em 1971, ganhou o também o prêmio de Carro Tendência em 1972 e o Prêmio Motor do Ano nos EUA também em 1972.
O modelo Citroën SM nasceu do acordo de cooperação entre a Citroën e a Maserati. A intervenção da marca italiana levou a Citroën a abandonar o projeto de construção de um "DS SPORT" e decide construir o SM. O SM tinha o melhor de dois mundos, um motor Maserati com 170Cv e uma suspensão hidropneumática Citroën que permitia controlar de uma forma eficaz tanta potência.
Curiosidade: o SM fez aparições de destaque em vários filmes e séries de TV, e teve muitos proprietários de celebridades. Imperador e Haile Selassie I da Etiópia teve um SM, enquanto o ditador de Uganda Idi Amin tinha sete deles. O Xá do Irã dirigia um SM. Atores Lorne Greene e Lee Majors, secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética Leonid Brezhnev, compositor John Williams, autor Graham Greene, e ex-maurício QC e político Sir Gaetan Duval (1930-1996), jogador de futebol Johan Cruijff, o baterista Charlie Watts , Cheech Marin, Thomas Chong, apresentador de televisão e comediante Jay Leno, Mike Hailwood, compositor John Barry, e músico Carlos Santana, todos os SMS de propriedade. A popular cantora jugoslava e croata Mišo Kovač teve seu próprio SM dourado, (apenas alguns foram feitos nessa cor). Geralmente os carros esportivos de motres potentes e modelos modernos se tornam únicos, daí a paixão por pessoas do mudo inteiro por essas marcas, Citroën, Jaguar, Mini, Porsche, Renault, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário