terça-feira, 25 de setembro de 2012

Hummer: um gigante em todos os sentidos, tamanho, qualidade, força, potência e beleza.


Hoje, se há um veículo que tenha maior condição para rodar nas esburacadas ruas ou estradas brasileiras, este veículo é o Hummer. Fazendo uma curiosa analogia, muitos dizem que se ele voasse poderia facilmente cruzar o Atlântico, difícil seria achar ruas aptas para um veículo deste tamanho na Europa! Os 2,16 metros (não contando espelhos) de largura o tornam 16 centímetros mais largo que o já monstruoso Ford F350 Super Duty, equivalente a nosso F250. Pesando pouco mais de 3 toneladas, o Hummer é quase 500 quilos mais pesado que o Super Duty. Mas seu comprimento não é muito maior que o de um Mitsubishi Pajero. Em dunas de areia, com vistas ilimitadas e poeira em toda direção, o Hummer cai como uma luva. Com distância livre do solo de 40 centímetros, cruza facilmente rios com até 75 centímetros de profundidade, graças à tomada de ar para refrigeração colocada no alto, por isso muitos o chamam de carro-anfíbio.
Conta também com uma excelente marca de 72° para ângulo de ataque. Disponível como perua ou jipe, este com dois ou quatro lugares e teto rígido ou de lona, o Hummer é o "brinquedo" preferido de muitas celebridades: Silvester Stallone comprou quatro, consta que ficou com um e o resto deu de presente,  Mike Tyson também tem o seu. O motor encarregado de movimentar a fera é um GM V8 6,5-litros turbodiesel, com 195 CV e torque de mamute: 59,4 mkgf. O câmbio é automático de quatro marchas, com tração integral permanente, e há freios antitravamento (ABS) mas não bolsas infláveis.
Como o peso não é pouco, leva cerca de 16 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Detalhe interessante é a montagem dos discos de freio junto ao diferencial, distantes das rodas, onde estão mais protegidos e ainda reduzem o peso não-suspenso. O Hummer não é bem um carro confortável, embora suas dimensões internas sejam de fazer inveja a muitas cabines de caminhão. A distância entre eixos é de 3,25 metros, mas pouco deste espaço é dedicado aos passageiros: o console central é bem mais largo que cada um dos bancos, lembrando o interior de um barco. Com isso, no Hummer cabem, sem muito conforto, só quatro pessoas, bem afastadas entre si. Quase é preciso um alto-falante para conversar.
 O jipe possui suspensão independente em todas as rodas, com um sistema de enchimento individual de cada pneu. Se um pneu murcha, ou se deve ser esvaziado ou enchido para melhor aderência em cada tipo de terreno, o motorista aperta um botão e o sistema calibra o pneu rapidamente, mesmo com o carro em movimento. Outro sistema muito útil no fora-de-estrada distribui o torque para a(s) roda(s) com melhor aderência, utilizando os sensores do antitravamento dos freios (ABS). A meta é superar qualquer obstáculo sem perda de tempo. É por isso que na Guerra do Golfo os Hummers vinham presos em helicópteros, e quando estes chegavam a dois metros do chão, os carros eram soltos com os soldados dentro, que já saiam acelerando e atirando.
O Hummer é um sensacional carro que chama muita atenção no seu tamanho extremamente exagerado, porém é um carro muito bonito e muito útil, principalmente para amante de rally e para segurança pública, como polícia, corpo de bombeiro. O exército americano hoje em dia, substituiu o antigo (mas muito bom) Jeep Willys pelo Hummer, mas adaptado para guerras. Vamos apreciar mais este incrível carro e observar seus modelos em Tuning, como verdadeiros tanques de guerra e carros da polícia.
Forças armadas especiais 
Forças armadas do exército americano
Tuning
Blindado da polícia 
Estilo Rally
Estilo original 
Estilo original

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